Ícone de Telefone(47) 3047-7007Ícone de Whatsapp(47) 99936-0016

GALERIA COSMOS - UM ESPAÇO DE ARTE CONTEMPORÂNEA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

TurismoFique por dentro
29/06/2022
GALERIA COSMOS - UM ESPAÇO DE ARTE CONTEMPORÂNEA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Hoje vamos conhecer mais um cantinho especial da cidade que amamos, a Galeria Cosmos.

 

O espaço, inaugurado em janeiro de 2020, está localizado na Avenida Brasil, 247, no piso superior da Pangea Home Decor e funciona de segunda à sexta das 09:00 às 18:30 e aos sábados das 09:00 às 13:00.

A galeria, de propriedade de Cássia Siqueira e Cassiano Cruz – parceiros de vida e sócios também na loja Pangea - foi concebida como a realização de um sonho do Curador, Cassiano, ex-DJ e oceanógrafo, que acumula vasta experiência em vivências multiculturais por quase 80 países, frequentando museus, galerias de arte, sítios arqueológicos e tudo o que é relacionado à arte e cultura.

 

E tudo começou com a Pangea. Na loja são comercializados artigos decorativos tradicionais, mobílias, tapetes e peças assinadas. Por lá há também uma seleção especial de peças artísticas, etnográficas e museológicas garimpadas e importadas de diversos países pelos proprietários Cassiano e Cássia. “Muitas peças do acervo Pangea possuem histórias e significados por trás. Isso encanta as pessoas”, afirma Cassiano. Nesse contexto, a Galeria Cosmos surgiu como consequência do aprofundamento nessa área, por amor e também por demanda do mercado local.

A Galeria é dividida em duas salas anexas e conectadas, com tamanho aproximado de 250m². Lá estão expostas mais de 300 obras de arte contemporânea: pinturas, esculturas, gravuras e fotografias. Há, ainda, Instalações audiovisuais, que são frequentemente utilizadas nas exposições promovidas.

 

O time de artistas é composto por nomes nacionais e internacionais, todos com currículos incríveis, formação artística exemplar, participações em diversas exposições dentro e fora do Brasil, bem como consagrações em premiações de salões de arte importantes.

As exposições são realizadas com regularidade e podem ser coletivas ou individuais. Quando não há exposições em andamento, permanecem na galeria as obras do acervo, que, aliás, é sensacional, uma vez que quando estivemos lá não havia exposição específica e ainda assim o local estava recheado de obras de arte espetaculares de artistas de diversos países como França, Espanha, Itália, Dinamarca, Croácia, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Venezuela.

 

Quanto aos valores das obras o acervo é bastante democrático e contempla desde gravuras com preços que começam em R$ 500,00 até esculturas específicas com valores que podem chegar a R$100.000,00.

 

Em nossa visita ao local as obras da Croata Ivana Stulic, que pertence à Academia de Belas Artes de Nova Iorque, saltaram aos olhos. Além dela, grandes esculturas em rocha e quadros imensos que podem chegar a 4 metros de comprimento também roubaram a cena.

Questionado sobre como realiza a seleção das obras, o curador pontuou que “a seleção das obras é feita não apenas com foco no seu teor estético mas, principalmente, na informação e na emoção que elas transmitem ao espectador, no histórico do artista, na pesquisa e nos processos envolvidos em suas execuções. Obras meramente decorativas não são contempladas na Cosmos.”

 

E esse know-how e o cuidado que o Curador Cassiano e sua sócia Cássia têm com a Galeria é percebido em cada detalhe, fazendo da Cosmos não somente um ambiente de compra e venda de obra de arte, mas principalmente um espaço de contemplação que se destaca a cada dia como uma das principais opções culturais, não somente em Balneário Camboriú, mas em toda Santa Catarina. Vale a pena conhecer e se encantar com o lugar!

 

 

 

Nossos corretores

Entre em contato com nossa equipe

icon-natelaNatela- Soluções Web

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossaPolítica de Privacidade.

OK, entendi.